Buscar
  • Dietaparaavida

É em 2018 que vais acabar de vez com o efeito iô-iô?

Atualizado: 14 de Ago de 2019

O início do ano é um momento propício para fazer uma reflexão sobre os aspetos que correram bem e menos bem na tua vida relativamente ao ano que passou. E definir objetivos para o novo ano!


Um objetivo muito comum nesta época é perder peso! No entanto, para muitas mulheres este objetivo perdura ano após ano porque nunca conseguem alcançar o peso desejado!




É como se no início do ano houvesse uma energia positiva muito forte para (re)começar, a motivação está ao rubro, as expetativas são imensas e a promessa de que "este ano é que vai ser!" faz com que o mês de janeiro seja "o mês de começar a fazer a dieta".


Como as expetativas de perder peso são muito elevadas juntas à dieta, tratamentos de estética, suplementos para diminuir o inchaço ou até mesmo a inscrição no ginásio.


Contudo, o que acontece na maior parte das vezes é que colocas expetativas demasiado altas sobre ti mesma e passado dois meses ou três meses já não tens tanto tempo para ir ao ginásio, percebes que os suplementos já não estão a fazer o mesmo efeito e as tentações na alimentação acabam por ser irresistíveis.


E é aqui que o ciclo do efeito iô-iô acontece! Ficas com a sensação de impotência, de que "secalhar já não vale a pena", "eu não acredito que de facto consiga emagrecer", sentes que estás a fazer um esforço em vão e começas a perder a motivação e o foco. Perder peso deixa de ser uma prioridade. Começas a ganhar todo o peso que tinhas perdido desde então.


Identificas-te com esta questão do efeito iô-iô? Ou seja, de estares focada durante um período de tempo e realmente conseguires emagrecer, mas depois parece que há alguma barreira que te limita e que faz com que percas o foco e voltes a engordar?



Se sim, vê aqui estas 3 dicas para acabares de vez com o efeito iô-iô e começares a fazer diferente este ano:

  1. Começa a criar pequenos hábitos e a torná-los consistentes, em vez de abarcares tudo de uma só vez (se tentares abarcar tudo e mudar tudo ao mesmo tempo, isso só te vai desmotivar porque vais chegar a um ponto que deixarás de conseguir realizar tudo a que te tinhas proposto). Estabelece, por exemplo, 3 compromissos que queiras começar a mudar e fá-los diariamente durante 21 dias. Só depois desses 21 dias é que deves voltar a estabelecer outros 3 compromissos mantendo os anteriores e por aí fora;

  2. Pergunta-te: "O que é que me garante que desta vez irá ser diferente?". Muitas vezes recomeçamos a mudar e voltámos a cair nos mesmos erros. Por isso faz uma reflexão sobre os aspetos que falharam anteriormente e estabelece algumas estratégias concretas para que desta vez seja diferente;

  3. Mede os resultados, a forma como te sentes com a tua imagem e a mudança dos hábitos alimentares. Isto ajuda imenso, por exemplo, quando num mês perdes "apenas 400 g". Se começares a pensar que naquele mês passaste a beber mais água, a comer + 1 peça de fruta por dia, estás com mais energia, as calças estão mais largas e que no total do seu percurso já conseguiste perder 4 kg, o teu foco para continuar irá ser ainda maior.


Que este seja o ano em que consigas emagrecer de forma saudável e definitivamente, tendo uma mentalidade mais nutrida!


Teresa Silva

0 visualização

Dieta para a Vida © 2018 All Rights Reserved

  • YouTube - Grey Circle
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now