Buscar
  • Dietaparaavida

Os 6 benefícios do coaching no emagrecimento


Já deste por ti a iniciar uma dieta cheia de entusiasmo mas depois passado algum tempo acabas por desmotivar, as tuas emoções fazem com que compenses na comida, derepente voltas a estar desorganizada, a não te colocar como prioridade e a dieta foi por água abaixo?

Quando nos focamos SÓ na dieta, normalmente, é isso que acaba por acontecer! Aqui entra a importância do coaching no emagrecimento - que te permite compreender as estratégias que funcionam melhor contigo ao longo do processo e que te permite levar uma dieta até ao fim!


Agora, eu acredito que já deves ter ouvido falar de coaching em várias áreas. Mas que impacto é que tem o coaching no emagrecimento?


Hoje vou-te explicar o que é o coaching, os benefícios do coaching no emagrecimento e as estratégias usadas nesta abordagem mais motivacional de perda de peso para que não entres em mais um dieta sem a levares até ao fim!


1. O que é o coaching?

Este termo apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, que era o homem que conduzia o coche – carruagem.


Uma carruagem permite transportar uma pessoa de um ponto inicial para um ponto desejado. Neste caso o “coach” seria a pessoa responsável para ajudar com que a carruagem se deslocasse. Isto remete-nos para o seu significado na mudança comportamental no emagrecimento - Orientar o cliente que quer emagrecer a sair do ponto A (estado atual) a chegar ao ponto B (estado desejado).


Segundo a Federação Internacional de Coach, o coaching trata-se de “constituir uma parceria com os clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal.


2. E quais são as diferenças entre uma "consulta de nutrição tradicional" e uma "consulta de nutrição com coaching"?

Numa abordagem de coaching nós consideramos que o cliente tem, dentro de si, todas as respostas e todos os recursos. Alguns desses recursos podem é estar pouco desenvolvidos, daí a importância da ajuda de um coach para desenvolver algumas capacidades, tais como planeamento, auto estima, amor próprio, organização, motivação, etc.


Numa abordagem de coaching o cliente faz parte da resolução do seu problema - para além das estratégias do nutricionista ele também começa a pensar em outras estratégias que poderiam funcionar ainda melhor consigo tendo em conta o seu estilo de vida.


É um trabalho em equipa e assim tu não sentes aquela "obrigação" e "medo" de dizer que x ou y não correu bem. Tu sabes que tens a responsabilidade pelos teus resultados e que o coach está ali para te ajudar, orientar, dar o empurrãozinho necessário, elogiar, celebrar conquistas para que consigas emagrecer mais facilmente.


Eu, como coach, vou-te dar a mão para caminharmos juntas!


Hoje em dia, já existem muitos estudos a comprovar que o coaching ajuda na mudança de atitude e comportamento. Aqui consegues ver um esquema que ilustra muito bem as diferenças entre o modelo tradicional e o modelo de coaching:

Coaching para la pérdida de peso. Jaume Giménez Sánchez, Yolanda Fleta Sánchez y Alba Meya Molina. 2016.

E como é que isso é feito em sessão?

Existem as perguntas poderosas - que são perguntas de desbloqueio e que te fazem refletir sobre questões sobre as quais nunca tinhas pensado antes e existem os exercícios e técnicas de coaching que podem ser exercícios escritos ou feitos verbalmente e que vão despertar em ti determinadas emoções e reflexões.



3. Quais são os 6 principais benefícios do coaching num processo de emagrecimento?


1 - Foco

No coaching traçamos metas e objetivos e definimos soluções para as maiores dificuldades que podem surgir ao longo do processo. Desta forma, ficas mais focada porque tens uma direção a seguir e sabes que és capaz de ultrapassar qualquer barreira.


2 - Consciência

Com o coaching tu ganhas mais consciências das tuas atitudes, reações e de quem é que és verdadeiramente; o que é importante para ti para te sentires bem e satisfeita com a tua vida; compreendes como é que podes usar os teus pontos fortes para cumprir um plano alimentar e quais são os pontos que tens de desenvolver para que não desistas a meio.


3 - Motivação

Com o coaching tu compreendes os motivos pelos quais queres emagrecer e isso vai ser muito importante para que a tua motivação passe a vir de dentro e assim vais ganhar mais energia e mais determinação para colocar em prática tudo aquilo que já sabes da teoria.


4 - Equilíbrio emocional

Com o coaching vais ficar mais consciente das emoções dominantes e da forma como poderás lidar melhor com essas emoções para que não descontes na comida.


5 - Mentalidade mais positiva

Com o coaching vais compreender como é que podes ser uma pessoa mais positiva para que consigas te colocar sempre como prioridade apesar de tudo aquilo que estiver a acontecer na tua vida; conseguires lidar bem com os resultados, mesmo que não seja aquilo que estavas a espera; conseguires entender que tu ao seres mais positiva vais começar a atrair mais coisas boas para a tua vida.


6 - Menor risco de recuperar o peso

Como te vais conhecer muito melhor, vais ter estratégias para lidar com todas as situações menos positivas que poderão, vais ser mais positiva e vais estar mais motivada será muito mais fácil manteres um peso saudável e um estilo de vida saudável.


Eu costumo dizer que através das ferramentas de coaching tu consegues trabalhar em ti, fortalecendo a tua mentalidade e gerindo melhor as emoções. E isso vai ser a base para que a mudança de alimentação ocorra e para que consigas perder peso e alcançar o teu corpo de sonho sem sacrifícios.




4. Quais são as estratégias utilizadas no coaching?


1 - Estabelecer objetivos e metas: Repara que um objetivo concretizável deve seguir o conceito de objetivo SMART;


2 - Celebrar vitórias: Ter objetivos, metas intermediárias e/ou desafios permite-nos celebrar as pequenas conquistas e não só o resultado final. Isso cria aquela sensação de "Eu sou capaz" e assim ficas ainda mais motivada e confiante!


3 - Ultrapassar os obstáculos e dificuldades: Explorar estratégias e soluções para cada uma das dificuldades e obstáculos que possam surgir durante o processo de emagrecimento. Assim vais-te sentir mais segura e preparada para enfrentares os teus medos e receios.


4 - Foco nos pontos fortes e positivos: Compreender como é que os pontos fortes te podem ajudar na mudança de estilo de vida; Olhar para as falhas como oportunidades de aprendizagem e ressignificar pensamentos negativos.


5 - Desconstrução de convicções limitadoras: Identificar os principais bloqueios mentais, ao nível do inconsciente, que te têm impedido de emagrecer e acreditares em ti. Substitui-los e criar novas formas de pensar mais fortalecedoras e positivas.


6 - Estabelecer planos de ação: Não basta ter um objetivo, é necessário delinear um plano de ação - analisar os percalços que podem surgir - definir estratégias para ultrapassar dificuldades e o "como" é que se vai atingir o objetivo final - "o que é" que precisa ser feito!


7 - Auto-monitorização do peso: Uso de estratégias de análise e avaliação - como por exemplo, o diário alimentar para que possas identificar aspetos a melhorar para conseguires emagrecer mais facilmente.


Eu desenvolvi o programa individual de emagrecimento, o Dieta para a Vida que tem como base a nutrição para perda de peso e uma abordagem em coaching. Vê aqui mais informações sobre este programa de emagrecimento: https://www.dietaparaavida.com/programa-dieta-para-a-vida Um beijinho,

Nutricionista Teresa Silva, 3395N

0 visualização

Dieta para a Vida © 2018 All Rights Reserved

  • YouTube - Grey Circle
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now